A tocar

Título

Artista

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

Background

Município de Cuba vai ter Central de Valorização Orgânica

Escrito por em Outubro 31, 2022

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) anunciou a construção de uma Central de Valorização Orgânica, dedicada ao tratamento dos biorresíduos recolhidos selectivamente, em Vila Ruiva, Cuba.   

A obra, entretanto, já adjudicada, obteve o visto do Tribunal de Contas e conta com um investimento que ascende a 8,5 milhões de euros.

Esta unidade irá receber os biorresíduos recolhidos seletivamente nos concelhos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, cuja obrigatoriedade está prevista até 31 de dezembro de 2023. O arranque da nova instalação irá acontecer no terceiro trimestre do próximo ano.

O projecto insere-se num alargado conjunto de investimentos que têm sido desenvolvidos pela AMCAL e pelos seus municípios associados, permitindo dotar este sistema de uma solução de tratamento de biorresíduos, com uma capacidade anual de processamento de 10 mil toneladas, dos quais resultarão cerca de 2.500 toneladas de composto de alta qualidade disponível para diferentes usos na região.

A nova Central de Valorização Orgânica é assumida como um plano estruturante para a AMCAL, alinhado com as políticas que têm sido desenvolvidas e implementadas na área de intervenção dos cinco municípios associados. A ideia é dotar as populações das melhores soluções técnicas que permitam por um lado, o aumento da preparação para a reutilização, reciclagem e a qualidade dos recicláveis valorizados e, por outro, a redução significativa da deposição de resíduos urbanos em aterro.