A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Festa do Cante assinalada a partir de hoje em Serpa e Lisboa

Escrito por em Outubro 28, 2022

Começa hoje, 28, uma das mais importantes celebrações para o concelho de Serpa e para o Alentejo no geral, com a Festa do Cante, assinalada na cidade raiana e na capital lisboeta. A intenção é comemorar a entrada do Cante na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, divulgá-lo e promover o convívio, a partilha e a troca de experiências entre cantadores e público.

Este “momento alto”, classificado desta forma pelo presidente da autarquia de Serpa, João Efigénio Palma, é um orgulho “para o nosso concelho e para todos os alentejanos”. Ao longo dos anos, o município tem sido o principal “dinamizador e impulsionador, com a comunidade responsável por este projecto do Cante, embora com a associação de todos os outros municípios que nele participaram”, destacou o edil serpense.

Neste reconhecimento cultural deve manter-se, na opinião do autarca, para que “continue vivo, dinâmico, participado e que vivam com a responsabilidade de preservar este nosso património para o futuro”.

Durante um mês, até 27 de novembro, as celebrações em honra do Cante Alentejano, dividem-se entre Serpa e Lisboa.

A partir de hoje, dá-se a primeira iniciativa com a apresentação do CD Alentejo Ensemble”, do Rancho de Cantadores de Paris, no Cineteatro Municipal de Serpa, às 19h00, que apresenta um conjunto de modas emblemáticas do Alentejo, mas com uma roupagem contemporânea.

Além das talentosas vozes, apresenta uma curiosidade revelada por João Efigénio Palma: “Um grupo de Cante Alentejano em Paris, que neste momento integra apenas um português. São diversas nacionalidades de pessoas que aprenderam o Cante”.

A apresentação conta com as participações do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias, Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa e Os Alentejanos

De Serpa, para a Casa do Alentejo, em Lisboa, onde dia 19 de novembro, às 16h00, haverá o concerto de apresentação do CD “Cantares do Alentejo”, obra do maestro e compositor Fernando C. Lapa para guitarras clássicas, do projecto Cante Alentejano com Erudição, pelo Bracara Augusta Guitar Trio. Com a participação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa.

Com entrada livre em todos os eventos, esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Serpa e Museu do Cante Alentejano, com o apoio da Casa do Alentejo em Lisboa e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo. O programa completo pode ser consultado no link https://www.cm-serpa.pt/…/dest…/3382/festa-do-cante.aspx

A Festa do Cante faz-se a partir de hoje e até dia 27 de novembro.