A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Autarcas do Baixo-Alentejo reúnem com Ministro das Infraestruturas

Escrito por em Outubro 27, 2022

Uma delegação da CIMBAL, composta pelo presidente António Bota, vice-presidentes Paulo Arsénio e Rui Raposo e primeiro secretário Fernando Romba, deslocaram-se ao Ministério das Infraestruturas e Habitação, para reunir com o Ministro Pedro Nuno Santos e com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes.

Um dos assuntos abordados foi o pleno aproveitamento do Aeroporto de Beja, no seguimento do que foi falado na reunião do Conselho Intermunicipal, onde estiveram presentes os representantes da empresa concessionária ANA/Vinci.

O grupo da Comunidade Intermunicipal, quis perceber neste encontro, quais as perspectivas do Governo para este equipamento e a sua dinamização para a utilização de passageiros.

Foi também conversado, o assunto das acessibilidades rodoviárias, com especial incidência no IP8, e no que respeita à ferrovia, a questão da modernização/electrificação do troço Casa Branca – Beja e respectivas calendarizações previstas das intervenções.

Ainda no que respeita à ferrovia, vai ser aberta à discussão pública em breve, após aprovação no Conselho de Ministros, a versão inicial do Plano Ferroviário Nacional, na qual a CIMBAL terá todo o interesse em dar a sua contribuição.

No sector das telecomunicações, a falta de cobertura dos territórios do interior de voz e dados, também esteve em destaque nesta reunião com o ministro. Sabe-se para já, que Irá ser lançado em breve um concurso público, que permitirá cobrir as “zonas brancas”, na quase totalidade do território, no que concerne à fibra óptica.

Na componente de telecomunicações, o concurso do 5G obriga aos vencedores, a dar resposta à necessidade de cobertura em, pelo menos, 90% do território das freguesias situadas em zona de baixa densidade.

Os responsáveis da CIMBAL reforçaram junto do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos alguns investimentos essenciais para o Baixo Alentejo.