A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Mértola e Serpa prestam homenagem a José Saramago

Escrito por em Outubro 26, 2022

No ano em que se celebra o Centenário do nascimento de José Saramago (16 de novembro de 1922), a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e um conjunto de parceiros locais proporcionam quatro concertos gratuitos, nos territórios de Mértola e Serpa, a partir de hoje, dia 26 e durante os dias 27, 29 e 30 deste mês.

Aliando a música à literatura, “Cantando a Saramago” é o resultado de uma selecção de poemas de José Saramago musicados e cantados por Andrés Stagnaro, cantautor uruguaio. O artista vai ainda dinamizar duas sessões nas escolas secundárias dos Agrupamentos de Escolas de Serpa e Mértola, sobre o “Memorial do Convento”, num espectáculo que combina leitura narrada, música e pinturas de José Santa Bárbara.

Do Uruguai a Portugal no disco com o mesmo nome, o artista e compositor musicou poemas de José Saramago. O disco foi gravado ao vivo em setembro de 2011, durante o recital de encerramento do evento Jornadas de Homenagem a José Saramago, no Centro Cultural Espanha, organizado pela Embaixada de Portugal em Montevideu e pelo Leitorado do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.