Satélite pode ser solução para acesso à internet de alta velocidade em algumas localidades do Baixo Alentejo
Escrito por Rádio Planíce em Outubro 25, 2022
A reunião entra responsáveis da ANACOM e o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota, resultou na apresentação dos resultados dos estudos sobre a qualidade de serviço das redes móveis da MEO, NOS e Vodafone realizados no concelho.
Foram detectados alguns problemas pelas duas entidades na rede móvel, existindo da parte da autarquia um esforço junto dos operadores, para a instalação de antenas em freguesias como São Barnabé e Santa Clara, entre outras, com zonas ainda sem cobertura. A deficiente distribuição da fibra, foi outro dos impasses reconhecidos neste estudo.
Perante a realidade, António Boto referiu que a falta de infraestruturas de telecomunicações, “é um obstáculo à retenção de pessoas no concelho e à capacidade de atracção de negócios e pessoas”, tendo pedido o apoio da ANACOM para encontrar estratégias que não deixem o concelho para trás no desafio da digitalização.
Uma das soluções referidas pelo presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, foi a utilização de satélite, como “meio complementar para acesso à internet de alta velocidade em zonas mais remotas, onde não cheguem outras tecnologias”.
Esta tecnologia, segundo explicação, é mais dispendiosa do que a fibra, mas tem vindo a baixar e pode ser um dos caminhos neste avanço tecnológico em algumas localidades do Baixo Alentejo.