A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Alunos vão ter Cante Alentejano em actividade curricular

Escrito por em Outubro 23, 2022

As artes tradicionais do concelho de Reguengos de Monsaraz vão ser ensinadas aos alunos que frequentam as AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz.

A partir do final deste mês, os alunos do plano extracurricular das AEC dentro da disciplina Educ’arte, vão ter contacto o Cante Alentejano, a tapeçaria e a olaria.

A primeira arte secular do concelho que vai começar a ser ensinada ainda este mês e será o Cante Alentejano, com os contributos do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Estas aulas vão acontecer uma vez por mês em cada uma das oito turmas, nomeadamente nas quatro turmas em Reguengos de Monsaraz, uma em São Pedro do Corval, uma em Campinho, uma em São Marcos do Campo e uma em Perolivas.

O ensino da olaria tem início em novembro em São Pedro do Corval, estendendo-se às restantes turmas do concelho ainda durante o primeiro período letivo. Para o ensino desta arte e tradição vão ser convidados mestres Oleiros para serem os formadores, sempre acompanhados por monitores.

A tapeçaria, os seus segredos, a história e a produção das famosas Mantas de Reguengos, vão ser ensinadas durante o segundo período escolar a todas as turmas das AEC dentro da disciplina Educ’arte.

As artes seculares de Reguengos de Monsaraz vão passar a ser ensinadas nas escolas.