A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Mel com ouro comestível vai ser apresentado no Alentejo

Escrito por em Outubro 21, 2022

A combinação entre mel e ouro comestível, vai ser a novidade apresentada na Herdade da Foz da Represa (HFR), em Mértola, a partir de hoje e durante a XIII Feira da Caça.

A parceria entre a herdade, que abre ao público no próximo ano e a By Quintal, produtor nacional de mel e outros produtos, revelou um mel único, orgânico, precioso e ao que parece exclusivo, com ouro comestível de 24 quilates.

Mas afinal que produto é este? “É um mel multifloral, cujas colmeias e as suas abelhas estão numa zona (centro), onde existem conheiras, locais onde os romanos faziam a extracção do ouro por um método chamado aluvião”, avançou a apicultora Maria João Lopes da By Quintal.

O conceito de apresentar este produto, surgiu um dia, enquanto a produtora estava a observar as suas colmeias. “Estas colmeias estão em terrenos onde existem essas conheiras e daí, surgiu a ideia e o interesse de termos um mel produzido por essas abelhas, em que nós pudéssemos incluir flocos de ouro comestível”.

Destinado “a quem o quiser experimentar”, para Maria João Lopes, “esta é mais uma variedade de mel, como existem outras com nozes, chocolate, cacau e com o próprio favo”.

A quantidade produzida de mel depende se é um ano mais favorável ou não e neste caso concreto do mel de ouro, a produção vai sendo feita à medida das encomendas.

Para os mais curiosos, este fim de semana vai ser possível provar esta iguaria exclusiva na Herdade da Foz da Represa, em Mértola. A colaboração da apicultora e do promotor da herdade, Nellson Soares, é antiga e reconhecida por “ter produtos de elevada qualidade”.