Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

“Arqueoversas” hoje no Museu Municipal de Moura

Escrito por em Outubro 20, 2022

Está de volta a 3ª edição das “Arqueoversas”, hoje, dia 20, às 21h00, no Museu Municipal de Moura (antigo Matadouro). O tema desta semana, “Contributos para a história de Moura”, está inserido na série de palestras dedicadas à divulgação e debate da investigação histórica e arqueológica do concelho.

O Arqueólogo e técnico do Sector de Museus e Património Histórico da Câmara Municipal de Moura, José Gonçalo Valente, é o convidado desta sessão e é também o co-responsável pelo projecto de investigação do Castelo de Moura. “Neste caso, vamos falar na escavação arqueológica que foi feita para salvaguardar os danos do património arqueológico, que a construção do Posto de Turismo, no Castelo de Moura, poderia colocar”, observou o arqueólogo.

Esta situação aconteceu, porque houve a necessidade de fazer escavações muito profundas, ao ponto de se chegar “às primeiras ocupações romanas no Castelo de Moura. É uma das histórias mais interessantes para contar e é uma das camadas arqueológicas mais bem preservadas que encontrámos até hoje.

Conseguimos recolher muita informação e objectos interessantes, sobre os quais iremos falar esta noite”. As escavações permitiram compreender melhor a evolução histórica de Moura, desde a sua fundação no século IV a.C, até ao despovoamento do recinto do castelo já em meados do século XX.

Esta noite nas “Arqueoversas”, o Arqueólogo José Gonçalo Valente fala sobre a história da cidade.