Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Decorre o IX Congresso Nacional de Rega e Drenagem em Beja

Escrito por em Outubro 19, 2022

O IX Congresso Nacional de Rega e Drenagem que decorre no Instituto Politécnico de Beja até amanhã, dia 20, debate “A Sustentabilidade do Regadio-Desafios e Oportunidades”. A visão deste fórum, prende-se com o debate de soluções técnicas e de opções políticas que respondam aos desafios actuais dos agricultores e das associações de regantes.

Programado para apresentar os quatro eixos relacionados com a temática principal -Eficiência, Energia, Economia e Ecologia –, o congresso vai reflectir as preocupações e os compromissos deste sector estratégico da economia, com vista à melhoria do uso e da gestão da água e da energia na agricultura, assim como o aumento da produtividade da água e a diminuição do impacto ambiental associado à rega.

O programa, organizado pelo Centro Operativo e Tecnológico do Regadio (COTRE), tem várias mesas redondas com especialistas em Agricultura e Ambiente, bem como a apresentação de projectos de investigação aplicada inovadores e relevantes para o futuro da Rega e Drenagem.

Um dos convidados do fórum, é o presidente da EDIA, José Pedro Salema, com a empresa de Alqueva associada ao congresso, por ser “um agente indispensável no regadio em Portugal. Por isso, é sempre importante debater os temas, a actualidade e reflectir quanto ao futuro e desenvolvimento do regadio”.

Salema fez questão de destacar a agenda de hoje, dia 19 com uma homenagem “ao Engenheiro João Campelo”, falecido em janeiro deste ano, e amanhã, dia 20, “uma visita com os congressistas à central fotovoltaica de Cuba Este para mostrar a nossa visão e a tecnologia fotovoltaica flutuante”. Concretamente sobre esta visita, o presidente da EDIA acredita que esta central “terá um papel determinante no nosso modelo de sustentabilidade futura”.

O regadio é hoje tema de discussão no IPBeja, com os desafios e oportunidades para o desenvolvimento da região.