A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

CDU de Moura lança desafio às forças políticas para reposição das freguesias

Escrito por em Outubro 18, 2022

A questão da reposição das freguesias de Safara, Santo Aleixo da Restauração e Santo Amador, volta a ser assunto da parte da Comissão Coordenadora de Moura da CDU, em nota de imprensa enviada. Dão conta que o processo de extinção de freguesias “foi concretizado pela maioria PSD/CDS em 2013” e apresentaram propostas visando a correcção da situação nas diversas legislaturas, “sem aprovação na Assembleia da República, rejeitadas por PS, PSD, CDS, PAN, IL e CH”.    

Ressalvam que nas autárquicas de 2021, a coligação “apresentou de forma clara nos seus compromissos eleitorais a defesa da reposição das freguesias de Santo Amador, Safara e Santo Aleixo da Restauração” e nas Assembleias de Freguesia e Municipal.

No caso de Safara e Santo Aleixo da Restauração, dizem que o PS e CHEGA, “recusaram-se a votar a proposta e a Assembleia Municipal de Moura rejeitou as propostas da CDU sobre este assunto”.

Mais recentemente, sobre o Referendo realizado no passado domingo, 16, em Safara e Santo Aleixo da Restauração e “perante os resultados verificados com uma votação amplamente maioritária no Sim”, a CDU entende que “terminou o tempo de empatar um processo que é justo e desejado pelas populações”.

Por esta razão, “lança o desafio às outras forças políticas para aprovarem nos diversos órgãos autárquicos o início do processo tendente à reposição das freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração e também de Santo Amador onde o abaixo-assinado que está a decorrer já foi subscrito por mais de 85% dos eleitores”.

A reposição das freguesias de Safara, Santo Aleixo da Restauração e Santo Amador, volta a ser assunto da parte da Comissão Coordenadora de Moura da CDU.