A tocar

Título

Artista

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

Background

ATLA promove o desenvolvimento económico de Alqueva

Escrito por em Outubro 17, 2022

A Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva – ATLA -, está desde Abril deste ano, sediada junto ao coroamento da barragem de Alqueva, em instalações cedidas pela EDIA, antiga Gestalqueva.

A ATLA foi criada em 2005 e reestruturada em 2018, sendo actualmente composta pelos municípios Portugueses de Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Viana do Alentejo e Vidigueira e pelos municípios Espanhóis de Alconchel, Cheles, Olivenza e Villanueva del Fresno.

Com objectivos bem definidos, a associação realiza projectos de interesse público, em especial um melhor aproveitamento das potencialidades dos regolfos de Alqueva e Pedrogão. Desta forma, promove o desenvolvimento económico decorrente das novas oportunidades geradas pelo maior lago artificial da Europa “Alqueva” e potencia o turismo e as várias possibilidades de uso do plano de água (praias fluviais, desportos e actividades naúticas.

Visa ainda o combate à poluição, a utilização do plano de água, a recuperação e conservação do património histórico e natural e a qualificação urbana e ambiental das 16 aldeias ribeirinhas associadas a Alqueva. Os projectos comunitários de apoio ao desenvolvimento rural é outra das áreas de competência da ATLA.