A tocar

Título

Artista

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Bombeiros de Moura assinalam o 75º aniversário com desfile de carros na cidade

Escrito por em Outubro 15, 2022

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moura, assinala hoje, dia 15, o seu 75º aniversário com o içar da bandeira às 9h00 e uma deslocação ao cemitério, onde será descerrada uma lápide de homenagem a todos os que já passaram pela associação. Às 11h00, está previsto um desfile de viaturas pela cidade.

Apesar de hoje ser o dia dos festejos, as comemorações anteciparam-se com a iniciativa do quartel aberto à população e um workshop de suporte básico de vida, que teve bastante adesão.

Mais do que uma instituição que presta serviço à comunidade do concelho, sendo esse o seu foco, há uma história que importa lembrar neste dia. O presidente da direcção, Manuel Catarrunas, fez questão de assinalar em entrevista à Planície, aqueles que tiveram na génese, “com o seu empenho e deram os passos necessários para a sua fundação. Destacamos os nomes de Alfredo Raposo Massapina, o 1º presidente e Rui de Lacerda, o 1º comandante do corpo de bombeiros”.

Em 1988, um outro acontecimento importante marcou a associação, com a transferência do quartel na altura situado junto à muralha da Vista Alegre, para o actual quartel.

Uma evolução natural, não só em relação às infraestruturas, como à equipa, actualmente com “38 bombeiros profissionais e cerca de 40 voluntários, onde se salienta o empenho de todos nesta casa, na missão que nos está atribuída”, lembrou Manuel Catarrunas.

Além dos serviços de socorro, combate a incêndios e outros sinistros que prestam no concelho de Moura, a corporação “tem participado em missões por todo o país, em apoio à Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil”, referiu.

A direcção destacou ainda que tem colocado à disposição do corpo de bombeiros, “os meios mais modernos”, com o investimento na “aquisição de viaturas novas e usadas, quer no combate a incêndios, quer no transporte de doentes” e na “modernização de tecnologias de suporte de vida”.

O investimento em equipamentos de protecção individual e na reabilitação e renovação das instalações do quartel, tem sido outra das prioridades.

Em dia de aniversário, Manuel Catarrunas fez um pequeno balanço da actuação da direcção nos últimos anos.

As comemorações dos 75 anos dos Bombeiros de Moura, vão ser este sábado com um desfile de viaturas pela cidade.