A tocar

Título

Artista

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

Background

Operação “Campo Seguro” da GNR previne acidentes com tratores

Escrito por em Outubro 12, 2022

Está em curso até ao final deste ano, a campanha “Campo Seguro”, da Guarda Nacional Republicana, na prevenção de acidentes com tratores, com um conjunto alargado de acções de sensibilização.

São pequenas dicas, mas que podem fazer uma grande diferença em situações inesperadas. Em caso de capotamento, as estruturas de protecção como o arco de ‘Santo António’ podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos; garanta a manutenção do veículo; utilize o cinto e outros dispositivos de segurança com que os veículos vêm equipados; utilize os acessórios de iluminação e sinalização de acordo com a lei; respeite os limites de peso do trator, sem demasiada sobrecarga e nem passageiros à boleia.

A ter em conta que a formação obrigatória para a condução de tratores agrícolas, é obrigatória a “condutores habilitados para as categorias B que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo II e os condutores habilitados para as categorias C e D que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo III têm que ter frequentado com aproveitamento a ação de formação COTS (Conduzir e Operar com o Trator em Segurança) ou da equivalente UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração)”, de acordo com informação da GNR.

Por outro lado, os titulares da carta de condução com as categorias T1, T2 e T3 não necessitam de frequentar esta formação.

Só no ano passado, registaram-se 35 vítimas mortais com veículos agrícolas em estradas nacionais e em propriedade privada, dados divulgados pela Guarda Nacional Republicana. A condução segura de um trator agrícola, minimiza o risco de acidente.