A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

IX encontro da Saúde Mental do Baixo Alentejo aberto hoje à comunidade

Escrito por em Outubro 12, 2022

Está hoje em destaque, o tema da Saúde Mental no Baixo Alentejo, no Centro Unesco, em Beja, na conferência aberta à população para o debate da IX edição do encontro “Tornar a Saúde Mental e o Bem-Estar uma prioridade global”, com vários especialistas.  

A reunião organizada pela Aris da Planície, uma Instituição Privada de Solidariedade Social, tem como ponto de partida dar visibilidade na região, às situações de quem vive estes problemas no dia a dia. “O encontro volta a reunir pessoas e entidades que trabalham em prol da saúde mental da nossa região. Vamos dar seguimento ao mote do Dia Mundial da Saúde Mental (10 outubro), que a OMS definiu como uma prioridade global”, disse à Planície a Assistente Social do departamento de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Josefa Coelho.

A também coordenadora da temática no Alentejo, declarou que a reunião quer dar “visibilidade” ao assunto e “ser uma mostra de projectos em execução na nossa região, que ainda são poucos”.

Nesta edição, vai haver pela primeira vez a exposição dos posters apresentados e as comunicações livres, que foram debatidos no IX encontro.

A instituição Aris da Planície, promove desde 2010, campanhas em colaboração com entidades como o Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Câmara Municipal de Beja e a Santa Casa da Misericórdia de Beja

Durante a pandemia, o tema da saúde mental chamou a atenção de especialistas e da comunidade em geral, por haver sentimentos comuns de solidão, provocados pelo confinamento, por situações reais de desemprego, de ansiedade e angústia sobre o futuro. Hoje, fala-se de forma directa e frontal sobre o assunto, no Centro Unesco, em Beja.