A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Temas relevantes para o sector olivícola debatidos hoje na Olivum Talks

Escrito por em Outubro 11, 2022

A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares do Sul promove hoje, dia 11, no Instituto Politécnico de Beja, a 9ª edição das Olivum Talks. O encontro anual do setor da olivicultura, terá como temas centrais a análise do “Impacto da Reforma da PAC”, a “Economia e Sustentabilidade Social” no sector do azeite e “Os Desafios Energéticos do Agroalimentar”.

A abertura marcada para as 9h00, vai ser dirigida pelo presidente da Direcção, Pedro Lopes, neste que é “o evento anual da Olivum, uma conferência que aborda os temas mais relevantes para o sector”, como afirmou à Planície.

Pedro Lopes passa logo a seguir a palavra ao presidente da Comissão de Agricultura e Pescas, Pedro do Carmo, que enalteceu a “importância determinante no desenvolvimento agrícola da região” da Associação de Olivicultura, conforme referiu.

“O facto de estarem em associação”, permite na opinião do presidente, “um maior diálogo sobre várias temáticas, como a proximidade dos territórios urbanos das culturas e a utilização de fitofármacos”, entre outros.

Com um papel essencial no sector, a Associação de Olivicultores e Lagares do Sul, permite que haja abertura “para dialogarem com o poder político, quer seja central, quer seja local e uma continuidade de propostas, daí a minha participação”, sublinhou Pedro do Carmo, que espera ainda que deste encontro exista ainda “mais disponibilidade e interesse para estas questões”.

O evento termina com um momento dedicado à entrega do prémio de sustentabilidade Olivum 2022 e de melhor fotografia e vídeo do ano.

As Olivum Talks são assim uma oportunidade, para fazer uma radiografia ao sector oleícola e abordar os temas de maior relevância para a fileira do azeite, identificando novas oportunidades e as melhores e mais inovadoras práticas.