A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Projecto: “Dinamização da Rede das Fortalezas de Fronteira do Alentejo”

Escrito por em Outubro 11, 2022

O Município de Reguengos de Monsaraz assinou um protocolo com a Turismo do Alentejo e Ribatejo para integrar o projecto “Dinamização da Rede das Fortalezas de Fronteira do Alentejo”. No âmbito desta iniciativa, a autarquia pretende apresentar uma candidatura para a requalificação e dinamização da vila medieval de Monsaraz, que abrange várias intervenções na área do turismo.

A candidatura vai integrar a valorização da iluminação cénica e técnica da fortificação, privilegiando sistemas eficientes de energia, a qualificação das condições de visitação do Museu do Fresco e da Casa da Inquisição – Centro Interativo da História Judaica em Monsaraz e o desenvolvimento e implementação de medidas de segurança no castelo.

O projecto “Dinamização da Rede das Fortalezas de Fronteira do Alentejo”, quer abranger os concelhos onde estão localizadas as 25 fortificações identificadas na região e está integrado no Programa Dinamizar Fortalezas – Fortalezas de Fronteira, do Turismo de Portugal.

Este programa visa, entre outros objectivos, promover o acesso às fortificações e a sua fruição pelas populações locais e pelos turistas de forma inovadora e sustentável, desenvolver a acessibilidade e a disponibilização de conteúdos digitais e interactivos, incentivar a animação cultural nestes locais, captar mais visitantes e contribuir para o aumento do tempo médio de estadia do turista nos territórios do interior.