A tocar

Título

Artista

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Região do Baixo Alentejo integra projecto de cidades inclusivas até 2030

Escrito por em Outubro 7, 2022

A Região do Baixo Alentejo, através da CIMBAL, é uma das sessenta entidades a juntarem-se ao CrAFt Cities, o projecto Horizonte Europa para moldar conjuntamente a transição para a neutralidade climática e cidades inclusivas até 2030.

Durante as Jornadas Europeias de Investigação e Inovação, realizadas a 29 de setembro, na sessão “New European Bauhaus: colaboração, comunidade e cultura para a inovação”, foram divulgados os resultados da iniciativa CrAFt Cities, tendo a Região do Baixo Alentejo, através da CIMBAL, sido uma das entidades seleccionadas.

O projeto europeu irá fornecer apoio na implementação de modelos de transformação urbana, que apoiem a transição para a neutralidade climática, tornando as cidades em modelos de referência para outras na Europa.

As cidades e regiões juntam-se a um crescente movimento urbano europeu que reúne cidadãos, decisores políticos, artes e academia, para co estruturar a transição para a neutralidade climática.

As cidades e regiões seleccionadas juntam-se às três primeiras cidades participantes, Amesterdão, Bolonha e Praga, para cocriar e testar modelos de governação colaborativa de transformação urbana. Irão assim empenhar-se, em testar as melhores práticas nos modelos de governação local de colaboração inspirados no New European Bauhaus.