Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

“Censos Sénior 2022” da GNR volta a realizar acções junto dos idosos

Escrito por em Outubro 3, 2022

A Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza durante o mês de outubro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2022”, no âmbito do Policiamento Comunitário, que visa garantir acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.

Os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, vão priorizar um conjunto de acções e patrulhas, contanto com a colaboração de parceiros nacionais e locais de âmbito social e de saúde, junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas.

O objectivo é reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Na edição de 2021, a campanha “Censos Sénior”, sinalizou 44.484 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro.

Na referida edição, a GNR realizou ainda 172 acções em sala e 3.431 acções porta a porta, abrangendo um total de 19.812 idosos.