A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Mudanças e permanências agrícolas de Alqueva é hoje debatido na EDIA

Escrito por em Setembro 29, 2022

“A Europa, o Alqueva e as Agriculturas do Baixo Alentejo, mudanças e permanências”, é o tema de hoje, dia 29, da conferência que se realiza no auditório da EDIA, em Beja, pelas 21h30.

Integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, o debate resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e terá como orador João Madeira, Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural.

Pretende-se, convocando a história, antropologia, agronomia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.

A conferência de entrada livre, acompanhará os percursos de um conjunto de actividades relevantes nos sistemas de agricultura do Baixo Alentejo, desde a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, até aos dias de hoje.

Ao longo deste período, analisam-se as dinâmicas observadas no território e nas actividades económica e, simultaneamente, as alterações em termos de políticas públicas, aplicável, não só às referidas actividades, mas ao sector agrícola como um todo.

Este enquadramento é, nesta região e para este período, maioritariamente constituído pela Política Agrícola Comum, PAC e pelo processo de construção e posterior entrada do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, EFMA.

Debate-se hoje as mudanças e permanências agrícolas de Alqueva, no auditório da EDIA, em Beja.