Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

“Pressão” para execução do programa das Albufeiras de Alqueva e Pedrogão

Escrito por em Setembro 28, 2022

O Município de Reguengos de Monsaraz apresentou, sob influência do Plano de Ordenamento às autarquias, uma proposta para a criação de um grupo de pressão que exerça as acções necessárias junto da Agência Portuguesa do Ambiente, do Ministério da Coesão Territorial e do Ministério do Ambiente. A finalidade é que seja executado o Programa Especial das Albufeiras de Alqueva e Pedrógão.

A proposta foi apresentada aos municípios de Alandroal, Elvas, Évora, Moura, Mourão, Portel, Vidigueira, Serpa e Vila Viçosa durante uma reunião que decorreu na passada semana nos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz, na tentativa de contribuírem financeiramente, para que o processo fosse mais célere.

Com o entendimento entre os municípios, os autarcas voltam a reunir em outubro para definir a estratégia de acção futura.

Acima de tudo, o grupo liderado por Reguengos de Monsaraz, “foi criado para que o Programa das Albufeiras possa ser revisto. Estamos a falar de um documento que tem quase 20 anos e as dinâmicas todas alteraram. Não temos dúvida de que as autarquias todas juntas, conseguem ter uma voz para chegar aos ministérios”, referiu à Planície a presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates.

O município reuniu com nove autarquias para que seja revisto o Programa Especial das Albufeiras de Alqueva e Pedrogão.