A tocar

Título

Artista

No ar

No ar

Background

Acessibilidades e electrificação da linha do Alentejo são hoje debatidas na AR

Escrito por em Setembro 28, 2022

A Petição “Plataforma Alentejo – Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”, vai ser hoje debatida na Reunião Plenária, a partir das 15h00, na Assembleia da República. 

A reivindicação apresenta um conjunto de prioridades na área das acessibilidades e transportes, consideradas fundamentais para o desenvolvimento sustentável de toda a região do Alentejo, bem como para a sua coesão social, territorial, ambiental e energética, com benefícios para a totalidade do território nacional.

Entre outras prioridades, a Plataforma Alentejo exige que se considere o Aeroporto Internacional do Alentejo/Beja como parte do sistema aeroportuário nacional. É ainda prioritária a eletrificação e modernização das Ligações Ferroviárias Sines-Caia por Beja (com ligação à Funcheira – Linha do Algarve) e Portalegre-Abrantes.

O assunto da modernização da linha férrea do Alentejo, pela Comissão Dinamizadora do Movimento AMAlentejo, vai também hoje ser apreciado na mesma sessão, considerado pela plataforma “como uma prioridade de interesse nacional”. O AMAlentejo espera a sua aprovação, e, em sequência a concretização deste importante investimento para o Alentejo e o País.