STAL organiza no distrito de Beja acção para exigir aumento de salários
Escrito por Rádio Planíce em Setembro 27, 2022
O sindicato que representa os trabalhadores da administração local – STAL, está em conjunto com a CGTP, a mobilizar uma acção nacional que vai decorrer dia 15 de outubro, em Lisboa e Porto, a favor do “Aumento dos salários e pensões – Emergência Nacional!”.
No distrito de Beja, os vários sectores vão realizar reuniões, plenários e visitas a empresas, conforme esclareceu à Planície o coordenador da STAL, Vasco Santana. “Em primeiro lugar, vamos fazer plenários em todas as autarquias do distrito”, inclusive, “está a ser entregue nas Câmaras e na Assembleias Municipais uma carta aberta que apela ao apoio dos trabalhadores das autarquias nesta luta, que é a melhoria das condições de trabalho e dos seus salários”.
O propósito desta contestação junto das autarquias, está relacionado com o esclarecimento e mobilização dos trabalhadores nas suas reivindicações mais gerais, como a valorização das carreiras, a correção da Tabela Remuneratória Única e o cumprimento do Acordo Colectivo do Empregador Único, que impede a reposição de alguns direitos, entre eles, os 25 dias de férias. A STAL diz que o acordo “ainda não foi assinado por algumas autarquias, como Barrancos, Ourique, Almodôvar, Ferreira do Alentejo e Mértola”.
Nesta acção conjunta, que reúne também a União de Sindicatos do Distrito de Beja, naquilo que é “a distribuição de comunicados nas Portas de Mértola, em Beja e em outros locais”, Vasco Santana espera “uma grande adesão por parte dos trabalhadores”, no dia 15 de outubro na mobilização nacional.