A tocar

Título

Artista

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

No ar

Discos Pedidos

10:15 11:59

Background

Saúde: Novo equipamento de Ressonância Magnética no Alentejo

Escrito por em Setembro 27, 2022

O Serviço de Imagiologia do Hospital de Évora dispõe de um novo equipamento de ressonância magnética, o primeiro a ser instalado em Portugal, com determinadas características que proporciona maior conforto ao utente, uma qualidade de imagem superior às anteriores, uma maior capacidade de resposta e maior conforto ao utente.

O novo equipamento dispõe de tecnologia topo de gama da GE Healthcare e tem potencial para gerar imagens de maior qualidade, melhorando o diagnóstico dos utentes que passam agora a ter acesso a técnicas mais avançadas, pode ler-se no comunicado de imprensa enviado à Planície. Garante também uma maior comodidade graças à considerável redução do ruído provocado pela ressonância magnética, ao aumento do diâmetro de abertura do equipamento e à redução dos tempos de realização dos exames.

Para os profissionais de saúde, representa uma mais valia pois facilita não só a realização do exame, pelo maior conforto do doente, como também o diagnóstico, pela maior qualidade de imagem.

Isabel Pita, Directora Clínica do Hospital do Espírito Santo de Évora EPE, realçou que “um dos objectivos era adquirir este equipamento de tecnologia avançada” e pela unidade de saúde ser “a primeira do país a instalar este equipamento que proporciona uma melhor prestação de cuidados de saúde à população neste tipo de exames e permite também um aumento significativo do número de exames realizados pela equipa de profissionais de saúde.” E acrescenta ainda que “esperamos também que esta nova tecnologia atraia mais profissionais desta área para o HESE”.

Em Portugal, são realizados, todos os dias, cerca de 4000 exames de ressonância magnética, estimando-se que 1% da população não seja capaz de realizar este exame devido ao sentimento de ansiedade e claustrofobia.