Incubadora do Baixo Alentejo ajuda a combater a violência contra idosos
Escrito por Rádio Planíce em Setembro 27, 2022
A entidade Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA) promove hoje, dia 27 e amanhã, dia 28, no Centro Unesco, em Beja, uma acção de formação com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da APAV, sobre “Violência contra pessoas idosas e a prestação de cuidados”.
A formação, dividida em três módulos, feita num total de 12 horas, destina-se a assistentes sociais, directores/as técnicos/as, auxiliares de acção directa, prestadores/as de cuidados ao domicílio, animadores socioculturais e profissionais de saúde e auxiliares de acção médica, entre outros.
O objectivo desta acção prende-se com a importância de todos os participantes no final, terem capacidade de sinalizar, intervir e prevenir os factores de risco de violência no seu papel de cuidadores de pessoas idosas.
Na opinião do coordenador da IISBA, João Pedro Cascalheira, “esta formação é muito importante, principalmente depois deste período de pandemia, em que tivemos algumas questões que levaram a saúde mental a ter uma pioria. Temos de dar especial atenção à forma como os cuidados são prestados e garantir que não existe violência sobre os mais vulneráveis”.
O responsável da entidade admitiu que muitas vezes, acontecem situações em que “os idosos por estarem dependentes dos seus cuidadores, acabam por sofrer diferentes formas de violência. A formação vem no sentido de cuidar da saúde mental dos cuidadores”.
Os dados sobre o assunto no Baixo Alentejo são escassos. “Não tenho dados concretos sobre a questão, mas não podemos descurar os casos de violência sobre idosos e ter atenção à forma como os serviços são prestados”, observou João Pedro Cascalheira.
A Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo sensibiliza hoje e amanhã, com uma acção de formação, a importância de cuidar e intervir na violência contra os idosos.