A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

“Projecto Guardiões” promovem sensibilização ambiental em escolas do Alentejo

Escrito por em Setembro 26, 2022

O Projecto Guardiões, que tem como objectivo sensibilizar a sociedade civil para as alterações climáticas, realiza durante este ano lectivo, diversas acções de sensibilização ambiental nas escolas básicas e secundárias do Alentejo. A ideia é alertar e consciencializar as crianças e jovens para a importância da adopção de comportamentos amigos do ambiente.

A coordenadora científica do Guardiões, Karina Souza, considerou que “as novas gerações têm um papel determinante no combate às alterações climáticas, pelo que a solução passa por formar novas lideranças, capazes de compreender a sua dimensão e complexidade e criar oportunidades de acção local e global”.

Com uma estratégia virada para “realçar a importância da ciência e da educação na resolução da problemática e aproximar o ambiente natural das salas de aula”, o projecto criou um conjunto de mensagens que visam descodificar conteúdos científicos e actividades que integrem a acção climática nos programas curriculares de ciências, estudo do meio e cidadania. “A nossa intervenção vai desde o jardim de infância aos ensinos básico e secundário, como forma complementar de aprendizagem e de tornar o ambiente escolar num espaço privilegiado de participação e comunicação ambiental ativa”, afirmou.

No ano lectivo passado, o Guardiões realizou iniciativas de sensibilização ambiental em escolas básicas e secundárias de Ponte Sor, Portalegre e Vila Viçosa, abrangendo mais de 450 crianças e jovens. Este ano, irá alargar estas acções aos agrupamentos de escolas do Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Central.

O projeto Guardiões resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), financiado pelo Programa Alentejo 2020.