Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Tem lugar hoje um colóquio sobre o futuro da saúde no Baixo Alentejo

Escrito por em Setembro 22, 2022

O assunto que está na ordem do dia, a Saúde no Baixo Alentejo e o seu Futuro, vai ser hoje, dia 22, debatido no colóquio organizado pelo Movimento Beja Consegue, às 18h45, no Centro Unesco, em Beja.

Nuno Palma Ferro, um dos responsáveis pelo movimento, gostaria que houvesse uma voz “una na região”, sobre o importante assunto da saúde, como disse à Planície. “Mais do que soluções, esperamos que surja debate profícuo, que traga ideias, que ponha a sociedade civil e cada um de nós a pensar sobre o assunto da saúde, ao invés de comprar ideias feitas”.

O porta-voz do Beja Consegue afirmou que é urgente nesta matéria, o Baixo Alentejo”, ter uma voz una, uma voz da região, de concelhos, contrastando com aquilo que acontece hoje, com muitas vozes difusas, sendo cada uma delas pouco ouvida”.

Aquilo que importa perceber na opinião de Nuno Palma Ferro é “o que vai acontecer nos próximos no Baixo Alentejo, em termos de saúde”.

O mesmo interveniente observou ainda “que vão ser ouvidas diversas perspectivas de quem recebe nas urgências do hospital (Beja), da saúde privada e o exemplo do serviço de saúde mental, que funciona em contraciclo com aquilo que acontece no hospital (Beja). É um serviço de sucesso, de referência e procurado por outras regiões”, destacou.

Do painel de convidados, fazem parte a Directora do Serviço de Psiquiatria da ULSBA e Coordenadora Regional da Saúde Mental da ARS Alentejo, Ana Matos Pires, o enfermeiro na ULSBA, Francisco Barradas, a especialista em Medicina Geral e Familiar na ULSBA, Inês Sayanda e o especialista em Medicina Interna, José Barriga.