Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

“Melhores condições para imigrantes com apoio do poder local” SINTAB

Escrito por em Setembro 19, 2022

O SINTAB – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal, tem assumido ao longo dos últimos anos, como parte do seu plano de acção político-sindical, o acompanhamento aos trabalhadores imigrantes como uma das prioridades de trabalho e intervenção.

O sindicato assume que tem tido um papel de responsabilidade, na promoção da sindicalização dos imigrantes, o espírito reivindicativo, no sentido de melhorar as suas condições de trabalho e de vida na região do Alentejo.

Para conseguirem ir mais longe, pedem o apoio logístico e organizacional da parte do poder local. “Consideramos, no entanto, que este é um trabalho que tem de ser complementado com a envolvência de inúmeras entidades, conforme as carências identificadas e as soluções propostas”, dizem.

O objectivo da proposta do SINTAB “visa alavancar um mecanismo permanente de absorção de cidadãos trabalhadores estrangeiros imigrantes, enquadrando-os da melhor forma possível na realidade sociocultural local e regional, evitando focos de exploração e miséria como os que, diariamente, vão aparecendo no País fora”.

Dizem estar perante situações que levam à prática de crimes, como o tráfico de seres humanos, o trabalho escravo, o apoio à imigração ilegal, a exploração de mão de obra barata e o não cumprimento dos instrumentos de regulamentação do trabalho.

Para solucionar o problema, o sindicato está já a contactar as autoridades locais, maioritariamente Câmaras Municipais, das regiões onde identificaram estas situações, “desafiando-os a colocar em prática o juramento que assumiram nas tomadas de posse”, na esperança de que todos entenderão estas propostas “como uma excelente oportunidade para que isso se torne uma realidade palpável e visível à restante sociedade”.

O SINTAB prepara uma proposta para melhorar as condições de trabalho e de vida de imigrantes junto do poder local, em especial na região do Alentejo.