Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Vindimas na Adega da Granja Amareleja “têm sido atípicas” – Manuel Bio

Escrito por em Setembro 15, 2022

Ainda no mês em que decorrem as vindimas, fomos saber em que ponto estão as da Adega Cooperativa da Granja Amareleja. Este que é um “ano atípico”, como designou o presidente, Manuel Bio, onde as temperaturas ditam o sucesso ou o fracasso de uma colheita. As vindimas este ano começaram “bastante cedo. Os calores em Julho adiantaram bastante e nós começámos a vindimar logo no início de Agosto, o que não é normal”.

A vindima fora do comum, originou uma paragem no processo, “porque uma parte das castas não tinha grau. A própria expectativa de produção está abaixo, as uvas são miúdas e os cachos pequenos”. A culpa foi do calor de Julho, que teve “um impacto muito negativo na quantidade”, já que “a qualidade está a ser bastante boa”, clarificou Manuel Bio.

Por estas razões, a produção este ano prevê “entre dois a três milhões de quilos. É melhor do que o ano passado, porque temos vinhas novas e mais sócios. Se comparasse com as mesmas vinhas, a queda podia ser na casa dos 10 a 15 por cento”, adiantou o presidente da adega.

Por ser uma metodologia que obedece a alguns critérios importantes, as vindimas da Adega Cooperativa da Granja Amareleja têm em permanência mais de 40 pessoas, sem contar com o número de pessoas que se envolvem no trabalho agrícola.

Nesta época de maior azáfama e já com o processo bem oleado, uma das melhores partes é o convívio que esta altura do ano proporciona, para todos aqueles que apreciam um bom vinho. Nesse sentido, o programa de Enoturismo do Grupo Abegoaria, está agendado para o fim-de-semana de 24 e 25 deste mês, com a reunião de vários convidados durante dois dias.