Sector do Azeite no Alentejo tem desenvolvido com a ajuda de Alqueva
Escrito por Rádio Planíce em Setembro 15, 2022
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), liderado pela Olivum, em parceria com a Universidade de Évora, tem promovido vários debates sobre a influência que o sector Olivícola tem nas questões sociais e culturais da região, mas também a importância e o reforço da área no panorama regional, nacional e internacional.
O ano de 2021 foi praticamente de viragem para o sector, com a campanha de azeitona a catapultar Portugal para o 6º maior produtor de azeite do mundo e o 3º maior exportador da União Europeia. O crescimento, de acordo com o comunicado de imprensa da Olivum, enviado à Planície, “deve-se essencialmente ao aparecimento de novas áreas de regadio, destacando o Alqueva, que possibilitou a instalação de olivais modernos e eficientes e a consequente instalação de lagares”.
Desta evolução, nasceu o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo, como forma de solidificar este crescimento, com o objectivo principal de certificar o produto, demonstrando ser produzido de forma sustentável.
A certificação está a ser desenvolvida com o conhecimento técnico e prático da Associação de Olivicultores do Sul (Olivum), entidade promotora, com o capital científico e teórico da Universidade de Évora, entidade parceira, e com o contributo de quem está no terreno, como olivicultores e produtores de azeite, assegurando que se trata de uma ferramenta rigorosa tecnicamente, e aplicável a nível prático.
Recentemente, o grupo piloto do PSAA, debateu um dos temas que fará parte da certificação e que esteve relacionado com a dimensão social da sustentabilidade e do património cultural, numa sessão que arrancou com a intervenção do director-executivo da Olivum, Gonçalo Almeida Simões.
A importância e desenvolvimento do sector do azeite, tem estado na ordem do dia no Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo.