PCP questiona Governo sobre electrificação da linha do Alentejo
Escrito por Rádio Planíce em Setembro 14, 2022
O assunto agora indagado pelo deputado do Partido Comunista Português, João Dias, diz respeito às declarações feitas pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, durante a cerimónia de inauguração da Piscina Municipal de Beja.
Na altura, mais precisamente no início deste mês, Ceia da Silva afirmou que no novo quadro comunitário, estava incluída a electrificação da linha ferroviária de Casa Branca a Beja, com ramal até ao aeroporto de Beja. Na mesma ocasião, o valor anunciado pelo presidente da CCDRA foi de cerca de 100 milhões de euros.
Em nota de imprensa enviada à Planície, João Dias adverte que o Programa Regional do Alentejo 2021-2027, teve sob consulta pública até dia 08 de Setembro e que o montante previsto para a obra é de 80,6 milhões de euros. “Assim, resulta que o anunciado pelo sr. Presidente da CCDRA aumenta em 25%, o que está inscrito no Programa Regional do Alentejo, ou seja, mais 20 milhões de euros”. O deputado da Assembleia da República pede justificações ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, do valor divulgado de 100 milhões de euros, qual a calendarização da obra e a sua conclusão.
O PCP exige respostas da parte do Governo sobre a obra de electrificação da linha ferroviária de Casa Branca a Beja, com ramal até ao aeroporto de Beja e o valor de 100 milhões de euros anunciado por Ceia da Silva, quando na verdade o montante do Programa Regional do Alentejo é de 80,6 milhões de euros.