Medidas de apoio às famílias chegam “na altura indicada” – Pedro do Carmo do PS
Escrito por Rádio Planíce em Setembro 7, 2022
As medidas de apoio anunciadas pelo primeiro-ministro António Costa, no dia 05, Segunda-feira, o chamado pacote “Famílias Primeiro”, prevê vários benefícios para as famílias e descendentes.
O deputado do PS, eleito por Beja, Pedro do Carmo, considerou-as “norteadas para todos os extratos sociais”, desde “jovens, aposentados, classe média e classe com mais dificuldades. É o respeito total pela individualidade do cidadão”, com o apoio dado de “forma individual a cada um dos cônjuges”.
Pedro do Carmo acha que os apoios chegaram “na altura indicada, em que os portugueses regressam de férias e têm maiores dificuldades”.
O deputado defendeu a posição do Partido Socialista neste pacote “ponderado, com o PS a manter a posição equilibrada das nossas contas públicas”.
Apesar disso, reconhece que há vozes discordantes: “Dirão alguns que é pouco, é verdade, mas poderíamos pagar ou ficaríamos endividados para o futuro sem retorno? Além disso, o fenómeno da inflação, segundos os economistas, é dos mais difíceis de controlar”. Como tal, “as medidas têm de ser ponderadas”.
Do pacote “Famílias Primeiro”, fazem parte, o pagamento extraordinário no valor de 125 euros a cada cidadão não pensionista com rendimento até 2.700 euros mensais; o pagamento de 50 euros por cada descendente, criança ou jovem até aos 24 anos, a carga de uma família, independentemente dos rendimentos da mesma; o suplemento extraordinário para todos os pensionistas equivalente a meio mês de pensão, com 50% para em Outubro; o aumento das pensões em 2023, de 4,43%, no caso de pensões até 886 euros; de 4,07% para pensões entre 886 e 2.659 euros e de 3,53% para as restantes, sujeitas a actualização, entre outras.