Faixa Atual

Título

Artista

Atual

A Queda dos Anjos

23:00 23:59

Atual

A Queda dos Anjos

23:00 23:59

Background

“Ultrapassámos mais de 100 milhões de metros cúbicos de água distribuídos” – José Pedro Salema da EDIA

Escrito por em Setembro 3, 2022

Com o intuito de garantir aos aproveitamentos hidroagrícolas do Roxo e de Campilhas e Alto Sado, ao bloco do Roxo-Sado, bem como às barragens de Fonte Serne e de Morgavel, a albufeira de Alqueva transferiu 56 milhões de metros cúbicos de água para a albufeira do Roxo.

Esta distribuição de água prende-se com a questão da seca que o Alentejo vive, com “Alqueva a cumprir o seu papel de garantia de água das áreas que são exploradas directamente pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA)”, esclareceu à Planície o presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema.

Igualmente, as áreas que estão ligadas, mas que são exploradas por outras entidades, os chamados “perímetros confinantes” também foram favorecidos. A situação seria grave se não estivessem ligados, porque “num ano como este, não funcionavam, não teriam campanha para fazer”, afirmou o CEO da empresa que gere o Alqueva.

O resultado destes volumes transferidos pelos sistemas vizinhos, disse Salema, “são mais significativos do que o ano passado, com mais de 100 milhões (de metros cúbicos de água), distribuídos”, com os números do ano passado a rondar os “30 milhões de metros cúbicos de água. Esta é uma situação expectável face à seca severa e extrema que estamos a viver”.

Sabe-se que por enquanto, a capacidade de armazenamento de água da Barragem de Alqueva, é suficiente: “É óbvio que desceu e tem vindo a reduzir, como todas as barragens no Verão, mas Alqueva está numa situação perfeitamente normal”. Apesar disso, o Plano de Contingência da barragem já está aprovado e “tem níveis crescentes de restrição”, declarou José Pedro Salema, que só serão aplicados em função da diminuição do nível da água na albufeira. Encontra-se actualmente “num nível alto, 2 de 7”, informou.

Alqueva este ano superou em mais de 100 milhões de metros cúbicos de água distribuídos pelas barragens vizinhas, com o ano a passado a situar-se nos 30 milhões.