Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

“Os Amarelos” e “Os Leões” assinalam hoje o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas

Escrito por em Setembro 1, 2022

A data comemorativa de 1 de Setembro, lembra a importância que as bandas filarmónicas têm, em especial nas comunidades locais e o que podem proporcionar no acesso ao ensino da música. Por essa razão, a Planície assinala este dia, em conjunto com a Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos” e o Centro Recreativo Amadores de Música “Os Leões”. Para os respectivos presidentes, Daniel Rodrigues e Natália Pão Duro, esta é uma data que não deve ser esquecida.

Com 101 anos de existência, o presidente da S.F.U.M. “Os Amarelos”, realçou a “importância do movimento filarmónico a nível nacional, mas também local. No nosso concelho, existem quatro bandas filarmónicas e toda a população beneficia com isso. Acaba por ter um acesso livre e democrático ao ensino da música, com acesso a concertos na maioria das vezes gratuitos e a um reportório de cariz erudito, uma vez que estamos distantes daquilo que são os grandes centros de música erudita”. As Bandas Filarmónicas têm ainda outro papel, na opinião de Daniel Rodrigues, “o de aproximar a música das pessoas e ensiná-la, independentemente da sua classe social”.

96 anos que serão comemorados este ano em Outubro, representam uma vida para o Centro Recreativo Amadores de Música “Os Leões”, ao serviço da cultura musical em Moura. Por esta razão, a presidente da associação, Natália Pão Duro, considerou que as “bandas filarmónicas têm um papel muito importante na preservação da nossa cultura, na formação e divulgação musical”. No caso de Moura, por ser um meio pequeno, “esta preservação tem um papel ainda mais importante. Este é um dia de reconhecimento a nível nacional e nestes concelhos”, enalteceu Natália Pão Duro.

No Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, realça-se entre as bandas do concelho de Moura, S.F.U.M “Os Amarelos”, o C.R.A.M “Os Leões”, a Sociedade Filarmónica Amarelejense e a Banda Filarmónica do Circulo Artístico Musical Safarense.