Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Gripe Aviária em Beja: Presidente da Câmara faz o ponto de situação à Planície

Escrito por em Setembro 1, 2022

Depois do Parque da Cidade, em Beja, hoje a autarquia encerrou o Jardim Público por ter sido detectado o vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) do subtipo H5N1, em testes realizados em animais que habitam o jardim.

A Planície chegou à fala com o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, para fazer o ponto de situação: “Neste momento em Beja, temos uma situação em dois espaços públicos, que não desejaríamos e que não esperávamos. Temos aves diagnosticadas como positivas em termos de gripe aviária de alta patogenicidade, que está identificada pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), com um subtítulo perigoso e contagioso entre diversas espécies, o H5N1”.

As análises positivas, obrigou a autarquia a “cumprir os protocolos da DGAV, que visam evitar a propagação da doença, mantê-la nos perímetros possíveis e se possível, eliminá-la”, afirmou Paulo Arsénio. O responsável da autarquia de Beja, sublinhou que esta não é uma “tarefa fácil, porque temos aves selvagens e itinerantes. O que fizemos, na proximidade das aves cujo foco de infecção se detectou, foi aprisioná-las com a ajuda do ICNF e proceder à sua eliminação”.

Agora, seguem-se as desinfeções dos dois espaços para que possam abrir à população nos próximos dias. No futuro, a autarquia vai continuar “a monitorizar as aves”, adiantou o edil de Beja.       

Com o encerramento do Jardim Público de Beja, os espectáculos que estavam agendados para amanhã dia 01 de Setembro e para dia 08 neste local, no âmbito da iniciativa “Às Quintas no Jardim”, vão decorrer no Logradouro do Centro UNESCO, nos dias e horários previstos.