Sindicato dos Bombeiros exige profissionalização das corporações
Escrito por Rádio Planíce em Agosto 31, 2022
Com o grande incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela, que dizimou milhares de hectares de floresta e mostrou a carência de meios materiais e humanos, o Sindicato Nacional da Protecção Civil (SNPC), depois do encontro com várias corporações de bombeiros, volta a apelar à sua profissionalização.
Para o SNPC, é importante a valorização do trabalho dos bombeiros, “na defesa das populações” e por isso defende, “ser urgência nacional, que o Governo e os restantes partidos políticos, apostem na valorização dos bombeiros, dotando-os de Estatuto Profissional e aumentos de salários dignos, sem esquecer os apoios às Associações Humanitárias”.
Os problemas de faltas de veículos e escassez de voluntários, são para o sindicato, um problema comum a todas as corporações. Além do Estatuto Profissional, o SNPC, exige o Estatuto do Bombeiro Voluntário, mais apoios para as Associações Humanitárias, mais apoios locais para o voluntariado, aumento da percentagem paga pela ANEPC em caso de acidente das viaturas, reforçar a assistência em caso de acidente, aos bombeiros e implementar a profissão de desgaste rápido.
O Sindicato da Protecção Civil, diz ser urgente a profissionalização dos bombeiros.