Moura: Herdade da Contenda tem a 2ª maior colónia de abutre-preto do País
Escrito por Rádio Planíce em Agosto 26, 2022
A época de reprodução do abutre-preto na Herdade da Contenda em 2022, no concelho de Moura, resultou no nascimento de cerca de seis destas aves de rapina e três delas, já estão em fase voadora.
Esta é uma conquista para Santo Aleixo, Moura e Safara, os nomes das aves escolhidos por sorteiro e para a herdade, sendo esta uma das principais colónias portuguesas, a segunda maior em tamanho de Portugal.
O administrador executivo da herdade, Pedro Rocha, considerou que o nascimento das aves “é uma vitória, mas podiam ter sido mais crias. O ano passado foi melhor. Este ano, até nasceram mais, provavelmente cinco ou seis e três dessas crias, estão em fase voadora, que é o que interessa”. Uma das aves, encontra-se neste momento em fase de recuperação no Centro de Recuperação de Aves em Monsanto.
Pedro Rocha consolidou a importância deste progresso na espécie, já que a Contenda tem “uma das principais colónias portuguesas, é a segunda maior em tamanho, em Portugal, que está integralmente dentro do concelho de Moura, na Herdade da Contenda”.
O administrador sente-se satisfeito com o trabalho que tem sido feito, “um trabalho que vem de trás, diversificado, de gestão da grande propriedade, quer a nível cinegético, quer a nível da pecuária e da gestão de incêndios. Tudo isto contribui para a colónia”. Mas não só. É preciso criar outras condições de “tranquilidade” e “evitar ao máximo perturbação sobre os locais de edificação”, assim como “a colocação de ninhos artificiais e a recuperação de outros que caem”.
O esforço e empenho de uma equipa na preservação da espécie de abutre-negro, resultou este ano no nascimento de cerca de seis aves, três delas já a voar.