Alentejo com “o melhor ano turístico de sempre” – Presidente da ERT
Escrito por Rádio Planíce em Agosto 23, 2022
O presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e do Ribatejo (ERT), Vítor Silva, mostrou a sua satisfação em conversa com a Planície, com os números de turismo no Alentejo.
O responsável afirmou que os dados até Junho, revelam que este “foi o melhor ano turístico de sempre” no Alentejo, com um Verão “bastante bom, de acordo com as previsões que já tínhamos”. Relativamente a 2019, as expectativas foram ultrapassadas em cerca de 20%.
Vítor Silva fez menção que as perdas de 2020 e 2021, “ainda não estão recuperadas, mas os valores são muito positivos. Podemos dizer que estamos bastante satisfeitos”.
É importante realçar que o perfil do turista que este ano visitou o Alentejo foi diferente, isto é, em 2021, a recuperação foi feita praticamente com os turistas portugueses, porque ainda decorria a pandemia e os impedimentos para viajar.
O cenário este ano mudou, com os estrangeiros a procurar o território Alentejano para passar as férias. “Recuperámos quase totalmente. Temos apenas uma perda de cerca de 6% relativamente a 2019”, assegurou o presidente da ERT.
Para atrair mais turistas nacionais, a Entidade Regional do Turismo do Alentejo e do Ribatejo tem lançado várias campanhas promocionais em alturas “chave” do ano. Vítor Silva afirmou que estas acções são importantes “para fidelizar o público nacional, os residentes em Portugal com campanhas fortes no Alentejo e Ribatejo”.
Com o lema “Há um Lugar”, a primeira foi lançada no início do ano dirigida à Páscoa, a segunda, antes do Verão e a terceira será para Outubro. Neste caso, a estratégia pensada pela ERT, está direccionada para “o fim do ano, porque também é importante para a nossa região”, declarou Vítor Silva.
Já a promoção internacional, é feita pela Agência de Promoção Turística, onde a aposta actualmente é nos mercados Norte-Americanos e, Brasileiro.
No território do Alentejo, o balanço é bastante positivo, com o melhor ano turístico de sempre.