CHEGA insiste na viabilidade do “Ramal de Moura”
Escrito por Rádio Planíce em Agosto 17, 2022
Esta a decorrer até ao dia 08 de Setembro, a participação na Consulta Pública do Programa Regional do Alentejo 2030 e respectiva avaliação Ambiental de 2021 a 2027, informação disponível na página da CCDR Alentejo.
Nesse sentido, o partido CHEGA, em nota de imprensa enviada à Planície, apelou à importância da participação de todos “para o desenvolvimento da nossa região”, em especial na área das acessibilidades.
O comunicado faz referência ao “potencial do aeroporto internacional de Beja e à sua componente de resiliência de passageiros aos aeroportos de Lisboa e Faro”, assim como, “o estudo de viabilidade no traçado ferroviário Beja – Funcheira com os ramais de Aljustrel e Neves Corvo”.
A presidente da Distrital de Beja do Partido Chega, Ana Moisão, reforçou “a importância do documento já entregue em Bruxelas”, que inclui a revisão do projecto de execução “da A26 com todas as conexões e restabelecimentos de traçado enquadrados no PNI2030, do novo IP8 Sines-Beja e da plataforma Beja – Vila verde de Ficalho, enquadrados na rede transeuropeia de transportes”.
Na opinião do CHEGA, deve ser incluído nesta consulta pública, “o Estudo Prévio com Estudo de Viabilidade para o Ramal de Moura, para promover a transferência modal”, sendo para Ana Moisão que o que “está em jogo (com a consulta pública), são projectos estruturantes não só para o distrito, mas para toda a região”.
A importância da participação na Consulta Pública do Programa Regional do Alentejo 2030 e respectiva avaliação Ambiental de 2021 a 2027, foi chamada de atenção do partido de André Ventura.