A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Festa Dark Sky em Alqueva vai ter a palestra de uma ex-astronauta da NASA

Escrito por em Julho 29, 2022

A inauguração da Dark Sky Party está agendada para o dia de hoje, 29, às 21h00 e amanhã, 30, no Parque de Merendas do Campinho, em Reguengos de Monsaraz, com um cartaz composto por algumas das mais bonitas atracções estrelares e muito mais.

A festa vai servir para que todos possam perceber a temática do Dark Sky, “quer seja a poluição luminosa, até questões como asteroides ou qual é um trabalho de um astronauta, passando pelo universo com as fotos de Miguel Claro e conhecer a importância da exploração espacial e como nos ajuda no dia-a-dia, pela mão do Miguel Gonçalves”, contou Apolónia Rodrigues do Dark Sky.

O dia de hoje vai abrir com uma palestra com o tema “Poluição Luminosa: rejeitar uma herança do século XX”, que tem como orador o professor de física Raul Cerveira Lima. No mesmo dia, a conferência “Passeio Cósmico”, dada pelo astrofotógrafo Miguel Claro e “Murmúrios da Terra”, com José Augusto Matos, o guia do Dark Sky Alqueva e formador na área da astronomia, com uma observação nocturna do céu a olho nu, marcam a estreia.

O segundo dia também vai ser especial, já que além das actividades de lazer programadas, vai contar com uma palestra de uma ex-astronauta da NASA, Heidemarie Stefanyshyn-Piper. “My Story” (A Minha História), vai ser partilhada com o público a partir das 22h40, que “nos vai dar uma perspectiva do que é estar numa Estação Espacial e no fundo do oceano em missão de resgate em submarinos”, explicou a fundadora do Dark Sky.

Ainda no Sábado à noite, acontece mais outra conferência, com um membro da Missão OSIRIS-REx da NASA de nome Humberto Campins.

Durante dois dias, a Festa Dark Sky em Campinho, Reguengos de Monsaraz, apresenta uma programação variada com palestras, workshops temáticos, observação nocturna, passeios de canoagem e yoga.