A tocar

Title

Artist

No ar

Amo-te Rádio

17:00 17:59

No ar

Amo-te Rádio

17:00 17:59

Background

ULSBA: Dia das Hepatites Virais assinala eficácia do tratamento em 97% dos casos

Escrito por em Julho 27, 2022

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo associa-se às comemorações do Dia Mundial das Hepatites Virais em Beja, hoje, dia 27 e amanhã, dia 28 de Julho.

As datas pretendem informar e sensibilizar a comunidade global sobre as Hepatites Virais, encorajando a prevenção, o diagnóstico e tratamento, na erradicação da doença até 2030.

O coordenador da Região do Alentejo das Hepatites Virais e médico na ULSBA, Telo Faria, mostrou a sua satisfação em relação aos avanços da medicina neste problema de saúde pública. Sobre o diagnóstico, “vamos voltar a implementar os Centros de Hepatites e do VIH nos Centros de Saúde, nos CAD (Centro de Aconselhamento e Deteção) e também com as ONG’s para testagem maciça”.

Já na prevenção, as campanhas têm resultado, segundo o especialista: “Penso que existe uma sensibilização e consciencialização melhor do que há uns anos sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”.

No caso do tratamento, os avanços têm sido “expcionais”, destacou Telo Faria, com “medicamentos muito eficazes de comprimido único entre 8 a 12 semanas, com uma cura de 97%”.

Recorde-se que durante os dois dias (27 e 28), o veículo móvel médico está em Beja, localizado entre a Farmácia “Pacheco” e o Jardim do Bacalhau, das 10h00 às 20h00, para informações a todos os que queiram saber mais sobre as Hepatites Virais.