Partido “Os Verdes” preocupado com o consumo de água no distrito de Beja
Escrito por Rádio Planíce em Julho 25, 2022
A Campanha SOS Natureza do Partido Ecologista Os Verdes esteve nos distritos de Beja, Évora e Algarve, promovendo acções junto das populações, das entidades e das associações, com a participação de dirigentes nacionais e regionais e militantes do partido.
Nesta visita, o partido teve oportunidade de presenciar o território do Alentejo em seca, com as barragens abaixo das suas capacidades e deparou-se ainda com outro problema igualmente sério, o da falta de água para uso doméstico no distrito de Beja, com o acesso que “pode estar em causa”, refere o partido.
O dirigente nacional do partido Os Verdes, Tiago Aldeias, consolidou que neste sentido, é preciso muito mais do que acções de sensibilização junto das populações. “É necessário ir mais longe. Em alguns lugares do distrito de Beja, a única água potável que existe, é a água das barragens e com a seca que vivemos, as barragens a sul do País, têm níveis muito baixos. Isso preocupa-nos”.
Para o dirigente, “é importante ter contenção na utilização da água”, mas o problema maior está “na água que é usada na agroindústria e nas culturas intensivas do Alentejo e do Algarve”, afirmou Tiago Aldeias à Planície.
Além da água, a mobilidade foi outro dos assuntos abordados neste roteiro e a necessária aposta na ferrovia, é urgente para o partido.
Outros temas relevantes foram falados pelo Partido Ecologista Os Verdes durante o périplo pelo Alentejo, como as alterações climáticas e a exigência de “planeamento da gestão dos recursos hídricos” e a protecção e conservação da natureza.