A tocar

Title

Artist

No ar

Hora H

19:00 19:59

No ar

Hora H

19:00 19:59

Background

Comissão de Luta pela Freguesia de Santo Amador reivindica independência

Escrito por em Julho 20, 2022

Foi criada na passada semana, a Comissão de Luta pela Reposição da Freguesia de Santo Amador, no concelho de Moura, onde os cerca de 20 membros de diferentes idades, géneros e opções políticas, reivindicam a independência da freguesia.  

O objectivo comum, dizem em comunicado enviado à Planície, “é trabalhar para corrigir a injustiça e o erro que foi a extinção da freguesia de Santo Amador. A nova lei de criação, modificação e extinção de freguesias que entrou em vigor em 2021, abriu uma janela de oportunidade que permite a reposição de freguesias”.

Um dos representantes da comissão, é Ana Rita Santos, que só vê vantagens neste processo, porque, como disse em conversa com a Planície, “Santo Amador é uma terra cheia de tradições, com a sua própria cultura. Queremos ter a nossa freguesia de volta”.

Na opinião de Ana Rita Santos, “não faz sentido estarmos unidos a Santo Agostinho e São João Baptista, freguesias de Moura. Faz sentido sim, ter a nossa freguesia, a nossa identidade, a nossa democracia e sermos nós a escolher e termos voz activa. E Santo Amador tem tudo isso”, realçou.

A comissão já iniciou o processo para apresentação da proposta de reposição em sede de Assembleia de Freguesia. Com esse objectivo, decidiram pedir reuniões aos órgãos autárquicos de freguesia e municipais e às forças políticas representadas nesses órgãos, na tentativa de voltarem a ter activa nas decisões.