Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Afogamento é a 2ª causa de morte acidental no País em crianças e jovens

Escrito por em Julho 19, 2022

A mais recente campanha conjunta entre a Associação Para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) e a Guarda Nacional Republicana, apelam à campanha “A morte por afogamento é silenciosa e rápida”, na prevenção de afogamentos em crianças e jovens.

Aliando o conhecimento técnico e a experiência da APSI e o alcance territorial único e de proximidade que a GNR detém a nível nacional, esta é uma realidade dura de encarar, com 274 mortes e 617 internamentos de crianças e jovens este ano, em Portugal, por afogamento.

A APSI contabiliza, em 2022, 20 anos de Campanhas de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens e lança a única publicação, em Portugal, que faz um retrato do problema, na população infantil e juvenil: O Relatório de Afogamentos de Crianças e Jovens, 2002-2021. Os dados demonstram a necessidade de prosseguir com a sensibilização para aquela que é a 2ª causa de morte acidental nestas faixas etárias.

Apesar de ser um acidente que ocorre em qualquer altura do ano, esta Campanha ganha especial relevo nos meses de Verão, em que milhares de crianças aproveitam as férias com os seus familiares em locais com água por perto, podendo incorrer em risco de afogamento. Muitas famílias optam por alternativas que envolvem piscinas, o que pode aumentar este risco, nomeadamente nas crianças mais novas.

Com esta parceria, a APSI e a GNR propõem garantir uma mensagem mais próxima e uma prevenção mais incisiva, com o objectivo de promover a segurança infantil, reforçando os conselhos e os alertas para evitar este tipo de acidentes.