A tocar

Title

Artist

No ar

A Nossa Voz

18:15 18:59

No ar

A Nossa Voz

18:15 18:59

Background

Primeiro Ministro está hoje em Alqueva para inauguração de parque solar flutuante

Escrito por em Julho 15, 2022

A Central Solar Flutuante de Alqueva, no Alentejo, “o maior parque solar flutuante” numa albufeira de barragem na Europa, é inaugurada esta sexta-feira, num investimento de seis milhões de euros, revelou a EDP.

A inauguração está marcada para as 10h:30 com uma cerimónia no coroamento da barragem de Alqueva, entre os concelhos de Portel e Moura, seguindo-se uma visita de barco à central solar flutuante, constituída por 12 mil painéis fotovoltaicos.

Na cerimónia está presente o primeiro-ministro, António Costa, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro e o presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade entre outras entidades.

Segundo a elétrica, com uma capacidade de produção anual de 7GWh, a expetativa é que este parque solar flutuante venha a abastecer o equivalente a 25% dos consumidores da região (Portel e Moura).

O parque solar, que conta também com um sistema de armazenamento com baterias, será integrado com a central hídrica do Alqueva, sendo um dos maiores sistemas de armazenamento de energia do país, adianta.