A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Estudantes experimentam “gravidade zero” num voo com partida de Beja

Escrito por em Julho 14, 2022

Trinta estudantes portugueses, com idades entre os 14 e os 17 anos, vão participar num voo parabólico, anunciou a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.

Os jovens são finalistas da iniciativa “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, promovida pela Portugal Space, e vão partir da base aérea de Beja a bordo de um avião Airbus A310 da empresa francesa Novespace, no próximo dia 16 de Setembro.

Os voos parabólicos são praticamente o único meio na Terra capaz de reproduzir o efeito de ‘gravidade zero’ que existe no espaço e sentido pelos astronautas nas viagens e estadas na Estação Espacial Internacional.

“Ficamos muito felizes com o que conseguimos alcançar com este concurso. Não só recebemos 460 candidaturas de todos os distritos e regiões autónomas, como agora temos uma boa representatividade geográfica no grupo de finalistas”, comenta Marta Gonçalves, responsável pelos projetos de Educação da Agência Espacial Portuguesa.

As capacidades de comunicação dos futuros Astronautas por Um Dia são especialmente importantes porque os 30 estudantes serão, durante o ano letivo de 2022/2023, embaixadores desta iniciativa junto da sua comunidade escolar. Tornar-se-ão, assim, responsáveis por relatar e divulgar a sua experiência junto dos colegas e professores, contribuindo para cultivar e estimular o interesse pelo Espaço.

A iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia tem o apoio da Ciência Viva. Conta ainda com a colaboração da Faculdade de Ciências da Educação Psicologia da Universidade do Porto, da Força Aérea Portuguesa, da Câmara Municipal de Beja, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e das Mentes Empreendedoras. Foi também atribuída a este projeto o selo da Temporada Cruzada Portugal-França 2022.