A tocar

Title

Artist

No ar

Hora H

19:00 19:59

No ar

Hora H

19:00 19:59

Background

Javalis causam grandes prejuízos aos agricultores de Moura

Escrito por em Julho 7, 2022

Recentemente, e com vários testemunhos de agricultores do concelho de Moura, a praga de javalis nesta região está a por em causa várias explorações agrícolas.

Os agricultores do concelho queixam-se dos elevados prejuízos que estão a ter com esta situação e por essa razão, exigem medidas urgentes da parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Recordamos que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) esteve disponível para criar novas épocas extraordinárias de caça, nos anos de pandemia, para a correcção da densidade de javalis.

Segundo alguns caçadores, a praga de javalis no Distrito de Beja está incontrolável e é urgente tomarem-se medidas.

Por outro lado, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) pronunciou-se sobre o assunto, referindo que “o ICNF assumiu vários compromissos com a CNA, nomeadamente, encontrar uma solução para o controlo sanitário juntamente com a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária.”

No Alentejo a população de javalis tem aumentado de tal modo, que para além do problema dos estragos na agricultura, está a criar outro problema nas estradas, provocando acidentes de viação.