Subida das Taxas de Juro afecta famílias a partir deste mês
Escrito por Rádio Planíce em Julho 1, 2022
As previsões do aumento das taxas Euribor (indica a taxa de juros médio dos empréstimos bancários), começam a sentir-se já a partir deste mês de Julho na prestação da casa, uma subida entre os 3% e os 20%, de acordo com o site ECO.
O Banco Central Europeu já tinha anunciado este acréscimo para Setembro, com mais encargos para as famílias portuguesas e com o custo de vida a aumentar.
A Euribor a três, seis e doze meses estão a aumentar. Segundo as contas da ECO a seis meses, um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, sobe a prestação em cerca de 10%, com um agravamento acrescido de 46 euros para um montante de 493 euros.
Se o empréstimo for indexado a 12 meses, o mais usual nos últimos anos, com os mesmos 150 mil euros, a prestação da casa sobe mais 20% e as famílias pagam mais 92 euros. Neste caso, sofrem um agravamento na prestação de 542 euros.
Se por outro lado, o contrato com a Euribor for a três meses, a revisão apresenta uma subida de 3%, o que se reflecte em 13,80 euros e um agravamento de 466 euros.