A tocar

Title

Artist

No ar

Hora H

19:00 19:59

No ar

Hora H

19:00 19:59

Background

Cooperativa de Moura debate hoje tema das energias renováveis no olival

Escrito por em Junho 29, 2022

O tema do Uso de Energias Renováveis para uma Rega Eficiente no Olival, vai ser hoje discutido como assunto principal na sessão de esclarecimento organizada pela Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB), às 16h00.

O professor Catedrático Emílio Camacho Poyato, da Universidade de Córdoba, em Espanha, é o orador principal desta matéria de abertura que vem apresentar um modelo de um projecto de energia renovável, que futuramente pode ser aplicado ao olival de regadio da região.

Esta que é uma das matérias de maior destaque actualmente, “está relacionada com duas situações que são muito importantes para o agricultor”, conforme esclareceu o presidente da CAMB, José Duarte, à Planície: “A primeira é a redução de custos de produção, porque o objectivo é regarmos através da utilização de painéis solares, em substituição da electricidade”. Desta forma, “tornamo-nos mais eficientes em termos energéticos, mas também num bem escasso como é a água através de um conjunto de medidas como são as sondas, as fotografias de satélite e conseguimos ser mais eficientes para o desenvolvimento da planta”, explicou.

O empresário agrícola realçou o painel de convidados nesta sessão de abertura, que conta com “a presença de um catedrático da Universidade de Córdoba que já tem experiência através de vários projectos de energia renovável”.

O dia de hoje é ainda composto por mais dois temas em discussão: a Biofertilização e Bioestimulação em Olival Moderno e a Olivogestão: Empresa Especializada em Plantações de Olival Superintensivo, que terá igualmente, “um painel de oradores muito bom”, assegurou José Duarte.