A tocar

Title

Artist

No ar

A Nossa Voz

18:15 18:59

No ar

A Nossa Voz

18:15 18:59

Background

João Dias, do PCP, reuniu com a presidente do IP Beja

Escrito por em Junho 28, 2022

No passado dia 20 de Junho o deputado do PCP João Dias, esteve reunido com a presidente do Instituto Politécnico de Beja (IP Beja), um encontro que permitiu discutir as dificuldades e problemas com que se confronta o Ensino Superior Politécnico.

Segundo nota de imprensa do Grupo Parlamentar do PCP foi dado conhecimento o projecto de Lei que “defende a valorização e o reconhecimento do Ensino Superior Politécnico”.

O deputado do PCP, João Dias, disse à Planície que “Tem sido criado, ao nível do ensino superior, um de primeira e outro de segunda, sendo que o ensino politécnico de Beja tem sido discriminado relactivamente à necessidade de investimento e financiamento. Por isso o mesmo tem dificuldades em ter nos quadros professores necessários, nomeadamente no que tem haver com contractos efectivos”.

“De frisar as preocupações que a presidente do IP Beja nos trouxe relactivamente às questões de poder passar a leccionar e formar doutores, e ainda à atribuição do grau de doutor. Mas também o que tem haver com a denominação de passar de ensino politécnico para ensino politécnico universitário”. Referiu João Dias.

O deputado realçou ainda que “O PCP deu entrada a uma iniciativa que já foi aprovada na generalidade, e onde vai ser trabalhada na especialidade. A mesma trata na resolução deste problema da questão de poder, não só o ensino universitário formar doutores, mas também os politécnicos”.

Os comunistas deixam ainda “o reconhecimento para todos os trabalhadores e alunos, Ensino Superior Politécnico, que ao longo das últimas décadas, têm dado o seu o inestimável contributo, em particular os professores contratados à peça, sujeitos a elevada precariedade laboral, quer do ponto de vista administrativo, quer do ponto de vista formal e legal”.