A tocar

Title

Artist

No ar

A Nossa Voz

18:15 18:59

No ar

A Nossa Voz

18:15 18:59

Background

INE prevê nova escalada de preços dos produtos agrícolas

Escrito por em Junho 27, 2022

Os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos a 31 de Maio, dão conta que apesar da actual conjuntura, a introdução das culturas de Primavera mantém-se normal. Já a previsão dos preços dos produtos agrícolas, aponta para novos aumentos devido à seca, à escalada dos custos com os meios de produção e a suspensão das operações comerciais provocadas pela guerra da Rússia com a Ucrânia.

A informação do INE revela que o milho, cereal essencial para a pecuária, o prognóstico de aumento é de 5% na área semeada, com “um impacto reduzido na satisfação das necessidades de abastecimento”, lê-se no relatório, com a produção nacional a representar 25% do consumo interno.

Sabe-se com estes dados, que 41% das importações de milho eram asseguradas pela Ucrânia, o principal fornecedor nacional, o que obrigou a uma procura de novos países produtores, como Canadá, Brasil e Polónia, atingindo as 140 mil toneladas, o que deu para remediar o negócio perdido com a Ucrânia.

Quanto aos cereais de Outono-Inverno, a previsão é que os efeitos da seca, correspondam a um decréscimo entre 10% a 15%, com uma área semeada baixa, o que volta a agravar a dependência estrangeira.